Dia do Infectologista – 11 de Abril

Um médico infectologista trabalha para identificar e tratar os problemas causados por patógenos que invadem o corpo humano e acabam causando danos ao nosso organismo, como fungos, bactérias, parasitas, entre outros. Além disso, eles são responsáveis para controlar a disseminação desses componentes, evitando epidemias através de vacinas, por exemplo.

Assim, dentre as suas principais funções estão: diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças infeciosas e parasitárias; controle de epidemias através de vacinas, controle de infecção hospitalar, com desinfecção de ambientes; além da prescrição correta de antibióticos para cada patologia.

Dentre as doenças mais tratadas pelos infectologistas estão: malária, febre amarela, dengue, ebola, raiva, pneumonia, meningite, sinusite, tuberculose, meningite, herpes, dores de garganta, infecções na pele, entre outras. É importante ressaltar que crianças, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas são mais suscetíveis a contraírem doenças infecciosas.

Além dessas, o HIV/AIDS também é tratado diretamente com um infectologista, que além de prescrever medicamentos para aliviar os sintomas e controlar a doença, também auxiliam com métodos de prevenção. A Sífilis, também é outro exemplo de doença tratada por esse profissional, que trata através de penicilina e acompanhamento constante para evitar que a doença retorne.

Nenhum comentário

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Você pode usar esteas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>