Hospital

Hospital XV

Perfil

 

Fundado em 24 de Abril de 1957, o Hospital XV possui 4500m² de área construída, amplo Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) geral, além de suítes, apartamentos e enfermarias. Tem também os leitos – Hospital dia, e um corpo clínico de profissionais altamente qualificados.

O Hospital XV está sempre renovando em busca de melhorias e um atendimento cada vez melhor aos pacientes.

Missão

 

Prestar atendimento e assistência médica hospitalar em diversas especialidades, com credibilidade, eficiência e atenção à sociedade, sendo referência em Ortopedia e Traumatologia.

 

 

Historia do Hospital XV

 

HOSPXV1

A história do Hospital XV tem suas raízes em 1952, na cidade de Curitiba e contava com apenas 03 médicos que se dedicavam exclusivamente ao serviço de Ortopedia. Os médicos, Prof. Heinz Rucker, Dr. Ervino Kompatscher e Dr. Mohti Domit,  pertenciam ao Corpo Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná. Não existia serviço especializado em Ortopedia e Traumatologia, as fraturas eram atendidas por cirurgiões gerais ou por massagistas práticos, os Médicos sob a orientação do Prof. Heinz Rucker (pioneiro da Ortopedia no Estado do Paraná) e do Prof. Antônio Osny Preuss investiram seus esforços para criar um serviço especializado em Ortopedia e Traumatologia do Aparelho Locomotor. Até então, aqueles profissionais atendiam os pacientes nos Hospitais quando eram chamados, e cada um tinha seu consultório em endereço diferente.

Da união e necessidade surgiu no dia 24 de abril de 1957 a CLÍNICA DE FRATURAS E ORTOPEDIA residencial ampla, alugada e adaptada que pertencera ao Senador Otton Mader, localizada na Praça Senador Correia. As atividades começaram em uma casa.

CONSTR2

Em 05.06.64 teve início o estaqueamento da construção da nova sede da Clínica de Fraturas e Ortopedia, como parte de um plano futuro.

Em 1966 inaugurava novas instalações à Rua XV de Novembro, 2223 e acrescentava o XV ao seu nome – CLÍNICA DE FRATURAS E ORTOPEDIA XV.


Os pacientes cirúrgicos eram transferidos para os hospitais da cidade. Neste período já funcionava o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e a Cátedra de Clínica Cirúrgica Infantil. Vários membros foram convidados para fazer parte da sociedade e começava então uma nova fase, a construção da UNIDADE DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR.
A Clínica, no entanto, não contava com uma unidade de internação hospitalar.

Diego Pisante

Em 1973, a Clínica de Fraturas e Ortopedia XV, pioneira na cidade de Curitiba, reúne Médicos da mesma especialidade em uma só Clínica e passa a ser também, a pioneira em ofertar à comunidade um Hospital destinado exclusivamente ao atendimento de doenças do aparelho locomotor.

Foi inaugurada uma nova unidade, dispondo de internação hospitalar com todos os recursos para o atendimento de qualquer tipo de patologia ortopédica e traumatológica do aparelho locomotor (Unidade de Emergência, Ambulatório, Consultórios, Internação, Centro Cirúrgico, UTI e todo o arsenal de apoio necessário a um atendimento especializado), foi então que passou a chamar-se Clínica de Fraturas e Ortopedia XV.

Em 1974 foi instituída a Residência Médica especializada em Ortopedia e Traumatologia para a formação de novos especialistas, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

 

 Os médicos formados na própria clínica passaram a fazer parte do Corpo Clínico, completando o número de 20 Ortopedistas divididos em regime de plantão permanente. Os demais instalaram-se em Curitiba e outros passaram a atuar por todo o país, desde o Amazonas ao Rio Grande do Sul. Vários deles retornaram a seus países de origem (Peru, Equador, Bolívia), onde se destacaram na especialidade.


Hospital XV Curitiba Ortopedia

Em 19.06.2008 a Clínica de Fraturas e Ortopedia XV passa a chamar-se HOSPITAL  XV.

Hoje, sob a liderança do Dr. José Lazzarotto de Melo e Souza, o Hospital XV além de referência em atendimento Ortopédico Traumatológico na cidade de Curitiba, conta com renomados profissionais nas áreas de Clínica Médica, Buco Maxilo, Cardiologia,  Urologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral e Cirurgia Cardíaca e também, Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia (SADT) em muitas áreas da medicina.